DOE SANGUE      SALVE VIDAS

UniRV | Docente publica artigo em Revista de Pesquisa Científica

O coordenador dos laboratórios da Universidade de Rio Verde- UniRV, professor Me. Daniel Tizo Costa publicou o artigo “Síntese, caracterização e avaliação do potencial antitumoral em células MCF-7 de compostos derivados de rutênio”, na “Scientific Research Publishing (SCIRP)”.

Fonte Portal UniRV

O trabalho foi desenvolvido em parceria com os Institutos de Ciências Exatas e da Terra e de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Mato Grosso - Barra do Garças, e pode ser acessado no Link.

Confira o Resumo do artigo

Para sintetizar, caracterizar e avaliar o potencial antitumoral derivado de compostos de rutênio foi gerado neste estudo, a partir do precursor K [RuCl 4 (bipy)] uma rota em uma síntese simples e reprodutível para um novo composto coordenando Ru +3 com bipy e L-trip. A caracterização espectroscópica na região do infravermelho mi ddle (FTIR) mostra as interações entre Ru- (L-trip), evidenciadas pelo deslocamento da banda do íon carboxilato para energias mais elevadas, e também pelos deslocamentos das bandas de aminas alifáticas, sugerindo que bidentadas coordenação do ligante L-trip ocorreu. A análise dos resultados obtidos com as técnicas termoanalíticas mostrou que a fórmula mínima do composto, [RuCl 2 (bipy) (L-trip)] 1 / 2H2 O. A avaliação do potencial antitumoral do precursor K [RuCl 4 (bipy)] mostrou os efeitos tóxicos na linha celular MCF-7, mas não mostrou seletividade e não atingiu as células PBMC na mesma extensão. A avaliação do potencial antitumoral do composto recém-sintetizado, [RuCl 2 (bipy) (L-trip)], demonstrou que a inserção de uma molécula de L-triptofano na esfera de coordenação do precursor a tornou seletiva quando comparada às células PBMC, para Células tumorais do tipo MCF-7.