• Sintonia

Unifesspa lança processo seletivo para ingresso de indígenas e quilombolas em cursos de graduação

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) abre, nesta terça-feira (01), as inscrições do Processo Seletivo diferenciado para ingresso de estudantes de comunidades indígenas e quilombolas no ensino superior. No total, são ofertadas 164 vagas em 41 cursos de graduação, localizados nos campi de Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.

Fonte Portal Unifesspa

Acesse aqui o edital!


Podem concorrer às vagas candidatos pertencentes às comunidades quilombolas e aos povos indígenas, observados os critérios de comprovação estabelecidos em Edital. As vagas do Processo Seletivo Indígena e Quilombola (PSIQ) serão destinadas, prioritariamente, para candidatos que ainda não tiveram acesso ao ensino superior. Os candidatos serão selecionados por localidade de oferta e curso de sua escolha no ato da inscrição, conforme o seu desempenho no PSIQ Unifesspa 2021.


As inscrições para participação no PSIQ serão admitidas via internet, no endereço eletrônico: www.pse.unifesspa.edu.br, até as 18 horas do dia 30 de junho de 2021. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. Para se inscrever, o candidato deverá anexar a seguinte documentação:

  • Declaração de Autorreconhecimento, assinada pelo candidato;

  • Declaração de Pertencimento assinada por, pelo menos, 3 lideranças;

  • Cópia do Histórico Escolar de Ensino Fundamental e Médio;

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou declaração de conclusão do Ensino Médio);

  • Carta de Intenção.

Ainda segundo o edital, a seleção para os cursos de que trata este edital será realizada em duas fases e compreenderá: análise das Cartas de Intenção em língua portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório; e entrevista individual, de caráter eliminatório e classificatório. Devido à pandemia de Covid-19, as fases do PSIQ 2021 serão realizadas de forma remota.


Na última fase de Entrevista Individual, também será feita uma Análise do Histórico Escolar do Ensino Fundamental e e Histórico do Ensino Médio. Na entrevista, será avaliada a vinculação étnica/política do candidato através da sua história de vida e sua trajetória escolar.

*As informações desta matéria não substituem ou alteram o disposto no edital do CRCA.

1 visualização0 comentário