DOE SANGUE      SALVE VIDAS

Unesc | Univ. do Extremo Sul Catarinense promove formação gratuita voltada à lideranças comunitárias

Atualizado: Ago 22

Universidade do Extremo Sul Catarinense coloca em evidência assuntos de interesse social

Inscrições podem ser solicitadas até o dia 28 de agosto; Serão 90 horas de qualificação.

Fonte Assessoria de Imprensa Unesc

Fotos Divulgação

A formação da cidadania tem como principal aspecto o conhecimento do indivíduo sobre o que o cerca. Com o objetivo de aprofundar temas de relevância social, o PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc promove o curso de “Formação de Lideranças Comunitárias e Sociais”. Gratuito, ocorre de setembro a dezembro, com aulas às quartas e quintas-feiras, das 19 às 22 horas. A qualificação terá certificado de conclusão.

Vista UNESC - Foto: divulgação

Conforme o coordenador adjunto do PPDG, professor doutor Reginaldo de Souza Vieira, a proposta visa formar e capacitar lideranças aptas a atuar na sociedade em busca do empoderamento do cidadão, na valorização dos direitos humanos e na fiscalização e gestão das políticas públicas. “O curso é destinado a membros e líderes de entidades comunitárias ou sociais, e a participantes de conselhos de direitos”, explica.

A iniciativa, vinculado ao Programa de Extensão Escola de Lideranças, do PPGD, reafirma o compromisso da Unesc com a cidadania, e terá seu desenvolvimento em 90 horas de aula. Durante as trocas de conhecimentos, a temática principal será “Direitos humanos, cidadania e políticas públicas”, abordada de seis perspectivas:

1. Direitos humanos, democracia e cidadania;

2. Organização do Estado e Sistema de Justiça;

3. Políticas públicas, políticas sociais e participação popular;

4. Políticas públicas e sociais: eixos temáticos, garantias de direitos e luta

antidiscriminação;

5. Elaboração de atividade de vivência comunitária formativa;

6. Gestão, Organização e Planejamento das entidades sociais e comunitárias.

Vieira também chama a atenção para a oportunidade de instrumentalizar a sociedade civil na defesa dos direitos humanos, consagrados na Constituição Federal, e também proporcionar conhecimentos que possam contribuir no processo de planejamento e gestão de entidades em que os participantes estão inseridos. “Assim, fomentando o fortalecimento de ações que venham empoderar as lideranças comunitárias e sociais na defesa da cidadania”, completou.

Além do PPDG, o curso é organizado em parceria com o Programas de PPGDS (Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico); PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais); PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), Comissão de Direitos Humanos da Subseção da OAB/Criciúma-SC, Secretaria de Diversidades e Ações Afirmativas da Unesc e Centro Acadêmico de Direito da Universidade..

Inscrições e datas

O curso conta com o número limitado de vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia  28 de agosto. A participação no processo seletivo pode ser solicitada no e-mail extensaoppgd@unesc.net. Mais informações estão disponíveis no edital. Clique aqui. http://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/264