DOE SANGUE      SALVE VIDAS

UnB | Pint Of Science 2020 traz programação diversa e 100% on-line

Evento mundial de divulgação científica acontece em 11 países, de 8 a 10 de setembro

Fonte Portal UnB

Edição 2020 do Pint Of Science será totalmente virtual e transmitida pelo canal da UnBTV no Youtube. Imagem: Divulgação

Conhecido por unir ciência e cerveja, o Pint of Science é um evento mundial de divulgação científica que, todos os anos, reúne milhares de pessoas para discutir, na mesa do bar, ciência, tecnologia e inovação. Em 2020, devido ao novo coronavírus, o evento ganhou uma versão 100% on-line. A edição de Brasília poderá ser conferida no canal da UnBTV no YouTube, nos dias 8, 9 e 10 de setembro.

Trazendo temas como “A mulher negra na ciência”, “Crimes ambientais”, e até explicações científicas sobre macetes culinários – com direito a preparo de comidas ao vivo –, a programação de Brasília é marcada por diversidade de assuntos e de convidados.

“Eu e Bruna queríamos mostrar ao Brasil inteiro que a periferia faz ciência. Por sermos da Faculdade UnB de Planaltina, estamos meio cansadas de a comunidade achar que só o campus Darcy Ribeiro faz ciência, então queríamos mostrar que nossa ciência existe e é de qualidade, gera impacto social, e tem diversidade”, explica Daniele Rodrigues, que organiza a programação de Brasília junto com Bruna Lara de Andrade Reges.

Ambas são estudantes de graduação em Ciências Naturais do campus da UnB em Planaltina e já tinham muito interesse por divulgação científica. “Com a mudança de formato das aulas presenciais para a versão remota emergencial [em razão da pandemia], foi difícil encontrar docentes interessados em organizar a edição de Brasília, mas Daniele e Bruna toparam o desafio e estão fazendo um trabalho genial”, explica Eduardo Bessa, professor de Ciências Naturais e coordenador da região Centro-Oeste do evento Pint of Science.

>> Relembre: Festival divulga ciência em bares de Brasília

A mudança de formato tem a cara das novas organizadoras, que já usam a internet para fazer divulgação científica nas redes sociais. “Somos apaixonadas por divulgação científica, nós temos nossos próprios meios de divulgação e, tanto com as redes quanto com o Programa de Educação Tutorial [PET], atingimos cada vez mais pessoas fora da academia”, comenta a estudante Daniele Rodrigues.

NACIONAL

A partir das 20h, a programação do evento nacional começa, com o tema "Investimento ou Morte!”. O foco será a importância do investimento contínuo em ciência, a relevância das pesquisas nacionais e das vacinas produzidas no Brasil e o perigo das fake-news. A programação nacional será transmitida no canal do Pint of Science Brazil no YouTube.

Pint Of Science Brasília 2020

Quando: 8, 9 e 10 de setembro

Onde: canal da UnBTV no YouTube da UnBTV www.youtube.com/unbtv

Programação: https://pintofscience.com.br/events/brasilia

Contatos: Professor Eduardo Bessa (61. 981017869), estudantes Bruna Reges (61. 999455928) e Daniele Rodrigues (61. 998364994).