DOE SANGUE      SALVE VIDAS      
  • Sintonia

ULisboa | Concurso Internacional "AI Moonshot Challenge" > Inscrições até 4 outubro 2020

Abriram as candidaturas ao AI Moonshot Challenge, um concurso internacional promovido pela Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space que procura ideias disruptivas que aliem dados de satélite e Inteligência Artificial que permitam a deteção de plástico nos Oceanos.


Por Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa



Esta primeira edição conta com a parceria da Unbabel Labs, e com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Nacional de Inovação (ANI). As inscrições decorrem até às 23h59 de 4 de outubro e a melhor proposta recebe até 500 mil euros.


A iniciativa é destinada a universidades, institutos de investigação, laboratórios estatais, organizações privadas ou públicas sem fins lucrativos que se dediquem à investigação científica. As empresas – incluindo startups - que articulem dados de satélite e Inteligência Artificial para desenvolver atividades de I&D com vista à deteção, rastreio, caracterização e quantificação dos diferentes tipos de plástico nos oceanos, considerando também rios, lagos ou potenciais locais de origem, também são elegíveis no âmbito deste concurso.


Os 500 mil euros financiarão um projeto de investigação com a duração máxima de dois anos a realizar a partir de Portugal. Podem concorrer entidades nacionais e internacionais, sendo que as últimas estão obrigadas a trabalhar em estreita cooperação com as instituições portuguesas, que deverão ser líderes de projeto. Em alternativa, poderão estabelecer atividade em Portugal.


Um júri internacional de peritos nos domínios de Deteção Remota por Satélite e Inteligência Artificial, e presidido por Paolo Corradi, engenheiro de sistemas da Agência Espacial Europeia (ESA) e Carolina Sá, da Agência Espacial Portuguesa, será o responsável por avaliar as propostas. O nível de inovação dos projetos será o principal fator em consideração, assim como a solidez técnica e científica das propostas.


As melhores candidaturas serão convidadas a apresentar as suas ideias durante a edição deste ano da Web Summit, que decorre de 2 a 4 de dezembro. O(s) vencedor(es) será(ão) também anunciado(s) no decorrer do evento.

Mais informações

Nota: O endereço divulgacao@ciencias.ulisboa.pt permite a divulgação de informação da responsabilidade das entidades proponentes.


A informação institucional de Ciências é exclusivamente veiculada através dos endereços info@ciencias.ulisboa.pt ou direccao@ciencias.ulisboa.pt.

Os destinatários poderão gerir as suas subscrições, aqui.