DOE SANGUE      SALVE VIDAS      
  • Sintonia

UFSCAR | Seminário Informação, Inovação e Sociedade recebe trabalhos até 18/9

Até o dia 18 de setembro, o II Seminário Informação, Inovação e Sociedade (SIIS) da UFSCar recebe submissão de trabalhos.


Por Adriana Arruda

Fonte Portal UFSCAR

Evento acontecerá online, no dia 19 de outubro, e é aberto ao público (Imagem: Reprodução)

Neste ano, o evento será realizado online no dia 19 de outubro, em consonância com a 17ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 


Com o tema "Inteligência Artificial: diálogos a partir da Informação, Inovação e Sociedade", o SIIS se configura como espaço de divulgação e de articulação da produção científica no que diz respeito ao conhecimento, à tecnologia e à inovação em âmbito nacional e internacional, a partir do olhar das áreas de Ciência da Informação (CI) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), como um amplo campo de estudo das relações entre a informação e os aspectos evolutivos da tecnologia, na promoção da inovação e seu impacto nos diversos segmentos da sociedade contemporânea.


A submissão de resumos expandidos deve ser feita pelo site do evento, onde constam as instruções completas. Serão aceitos resumos em temáticas interdisciplinares que envolvem as áreas da Ciência, Tecnologia, Sociedade, Informação e Inovação.


Ao longo do dia, o Seminário terá três palestras. A primeira, intitulada "Qual o impacto da Inteligência Artificial e dos dados (abertos e conectados) na Educação?", ocorre a partir das 10 horas e será ministrada por Seiji Isotani, Professor Titular na área de Computação e Tecnologias Educacionais junto ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP).


Às 15 horas, a palestra "Por que não dá para deixar tudo nas mãos dos algoritmos?" terá a participação de Chico Camargo, pós-doutorando em Ciência de Dados na Universidade de Oxford, do Reino Unido. Em seguida, às 17 horas, Dalton Lopes Martins, docente da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na Universidade de Brasília (UnB), falará sobre "A qualidade dos dados em tempos de Inteligência Artificial e Big Data". A apresentação dos trabalhos aprovados acontecerá às 14 horas e às 16 horas.


O SIIS é gratuito, aberto às pessoas interessadas e será transmitido por meio do canal no YouTube do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da UFSCar, um dos realizadores do evento, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), também da Universidade. Mais informações podem ser acessadas no site e nas redes sociais do evento (Facebook e Instagram).