• Sintonia

UFSCar promove curso online sobre identificação de fake news

A UFSCar está promovendo o curso de extensão intitulado "Ciência e Cidadania: desmistificando fake news". A iniciativa é de Karina Paes Delgado, estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEdCM-Ar), e de sua orientadora Tathiane Milaré, docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar) do Campus Araras da UFSCar.


Por João Eduardo Justi

Fonte Portal UFSCar


O curso - online e gratuito - pretende discutir conhecimentos científicos relacionados às informações divulgadas diariamente na Internet, via redes sociais. O pressuposto é que esses conhecimentos ajudem na reflexão sobre as informações disseminadas indiscriminadamente e na identificação de conteúdos enganosos, as chamadas fake news.

Curso é voltado a pessoas que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio (Imagem: Pixabay)

A intenção é que os participantes se tornem capazes de diferenciar notícias falsas daquelas verídicas e tomem decisões diárias pautadas em conhecimentos científicos e em informações confiáveis. A proposta é voltada a pessoas que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio.


As atividades serão realizadas entre os dias 1º de março e 20 de maio, com encontros síncronos (nos dias 2/3, 9/3, 27/4 e 4/5, sempre às 19 horas, via Google Meet), e tarefas assíncronas, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - Moodle da UFSCar. A carga horária total é de 60 horas.


Há 30 vagas disponíveis e a seleção será por ordem de inscrição. Caso a demanda seja maior que a oferta, as pessoas serão selecionadas a partir de análise do perfil do candidato. As inscrições estão abertas até o dia 15 de fevereiro e devem ser feitas neste formulário online, em que são dadas mais informações sobre a iniciativa. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail desmistificandofakenews.ufscar@gmail.com.

0 visualização0 comentário