DOE SANGUE      SALVE VIDAS      
  • Sintonia

UFSCar e UFABC lançam projeto de resiliência para enfrentar a pandemia

A partir deste mês de setembro, a UFSCar e a Universidade Federal do ABC (UFABC) oferecem o projeto de extensão intitulado "Enfrente - Promoção de conscientização e resiliência como estratégia de enfrentamento da pandemia pela Covid-19", que objetiva promover a resiliência e a conscientização sobre a Covid-19 por meio de quizzes online (interativos e divertidos), com informação de qualidade e em linguagem acessível, que possam gerar mudanças positivas de comportamento. 

Por Adriana Arruda

Fonte Portal UFSCAR

Iniciativa é gratuita e será ministrada online (Imagem: Reprodução)

As atividades, em Ambiente Virtual de Aprendizagem, têm como meta o fortalecimento de cinco habilidades-chave para promoção da resiliência: atenção, a partir da reestruturação de percepções relacionadas à experiência de vivenciar uma pandemia; engajamento, para uma rotina saudável; autocompaixão, visando o enriquecimento de vínculos afetivos; gratidão, com foco na resolução de problemas; e aceitação, para estimular o otimismo e a positividade. Além disso, um conteúdo informativo tira dúvidas sobre o novo Coronavírus, relacionadas ao isolamento social, transmissão e medidas de prevenção.


A participação é gratuita e aberta à comunidade universitária da UFABC e da UFSCar e ao público externo que se interesse pela temática. Haverá duas turmas: a primeira, com atividades entre 7 de setembro e 23 de outubro; e a segunda, prevista para ocorrer entre 26 de outubro de 11 de dezembro. Com carga horária de 20 horas (em média, três horas por semana), o projeto oferece um total de 500 vagas. Pessoas interessadas em participar devem realizar uma pré-inscrição, por meio de preenchimento de formulário, em http://bit.ly/pre-inscricao-enfrente


O Enfrente é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) em conjunto com o Grupo de Pesquisa em Educação Especial Inclusiva (Gpeei), o Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (Netel), o Laboratório de Informações em Rede e Tecnologias Educacionais (Lirte) e o projeto Diversão Séria, todos da UFABC; com o Departamento de Psicologia (DPsi) e a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar. Mais informações estão disponíveis em http://bit.ly/programa_enfrente.