UFRGS integra ação de combate à covid-19 no aeroporto de Porto Alegre

Operação de controle sanitário inicia na próxima segunda-feira dia 14, por meio de parceria com a Secretaria Estadual da Saúde

Divulgação - Foto: Rhcastilhos, CC BY-SA 3.0

Fonte Portal UFRGS

As primeiras ações de controle sanitário no aeroporto de Porto Alegre serão realizadas a partir das 14h de segunda-feira, 14 de junho, na área de desembarque doméstico. No turno da manhã, o planejamento da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS/SMS) prevê organização das equipes de trabalho no local.

A intenção é promover a identificação e a testagem de pessoas sintomáticas ou assintomáticas que possam ter tido contato com novas variantes do coronavírus, minimizando o impacto da entrada na cidade das chamadas variantes de preocupação (VOC), que elevam os índices de contágio do vírus na cidade, comprometendo o sistema de saúde municipal.

A operação é coordenada pela DVS/SMS, sendo realizada em parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde e a UFRGS, com o apoio da Fraport Brasil e as companhias aéreas Latam, Azul, Gol e Copa Airlines, além da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A abordagem proposta é a de viajantes que desembarquem em Porto Alegre com origem do exterior, independente de escala prévia no Brasil, e passageiros de viagens domésticas com origem nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde já há confirmação da variante delta (Indiana).

O controle terá as seguintes etapas: identificação do passageiro: nome completo, telefone, e-mail, endereço de moradia ou do local da estadia em Porto Alegre, cidade/país origem da viagem, itinerário nos últimos 14 dias; triagem quanto à presença de sinais e sintomas; e oferta de testagem, com Teste Rápido de Antígeno (TR Ag). No caso de resultado positivo, será disponibilizada a possibilidade da coleta de Teste de RT-PCR, conforme avaliação da equipe, além de orientação estrita de quarentena por 14 dias.

A previsão é de realização do controle sanitário durante 14 dias corridos. Na segunda-feira, à tarde e à noite, e em três turnos a partir de terça-feira, dia 15. Após esse período, será avaliada a necessidade de ampliação do trabalho.

As equipes que atuarão no aeroporto são compostas por técnicos e servidores da DVS/SMS, 87 alunos e 10 servidores da UFRGS vinculados à Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais e à Escola de Enfermagem, além da equipe de motoristas.

O pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS Geraldo Pereira Jotz estará no aeroporto Salgado Filho, às 14h de segunda-feira, para início das atividades com o corpo de alunos da Escola de Enfermagem da Universidade. Também deverá se fazer presente o diretor da Vigilância Sanitária de Porto Alegre Fernando Ritter, entre outras autoridades.

*Com informações de Patrícia Coelho | PMPA