UFRGS divulga Plano de Orientação e Capacitação em Proteção de Dados Pessoais e Privacidade

Primeiras iniciativas englobam disponibilização de uma cartilha e a realização de reuniões virtuais para esclarecimento de dúvidas

A UFRGS desenvolveu o seu Plano de Orientação e Capacitação em Proteção de Dados Pessoais e Privacidade PROPRIVACIDADE, que abrange recursos didáticos, treinamentos para diferentes públicos-alvo e a promoção de encontros virtuais periódicos.

Legislação exige treinamentos para diferentes públicos-alvo - Foto: Rochele Zandavalli | Secom-UFRGS

Neste mês, ocorre uma série de reuniões virtuais abertas, direcionadas aos servidores para o esclarecimento de dúvidas com o Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais (ETDP) Rodrigo Hickmann Klein, com datas e locais já divulgados em e-mails enviados pela Escola de Desenvolvimento de Servidores da UFRGS.

A iniciativa se insere entre as ações para adequação da Universidade à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD, Lei nº 13.709/2018), que determina o modo e as condições em que os dados pessoais podem ser tratados no Brasil, define hipóteses de tratamento, os direitos dos titulares, as obrigações e as consequências. Também está disponível uma cartilha com orientações sobre precauções com dados pessoais, disponível aqui. O documento traz, entre outras informações, alguns termos definidos na LGPD que serão utilizados frequentemente e precisam ser de conhecimento da comunidade acadêmica.

Sugestões e mais informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico etdp@ufrgs.br