DOE SANGUE      SALVE VIDAS

UFMT | Universidade Federal de Mato Grosso lamenta o falecimento de Eugenia Coelho Paredes

Docente é professora emérita da Universidade

Por Michel Lacombe

Fonte Portal UFMT

Eugenia Paredes era docente aposentada da UFMT. Foto: Divulgação

AUniversidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lamenta o falecimento da professora Eugenia Coelho Paredes, ocorrido nesta terça-feira (25), aos 80 anos, em Campinas (SP). Professora Emérita da Universidade, a docente aposentou-se em 2010, permanecendo como orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) até o ano seguinte, tem a inscrição 0001 no Conselho Regional de Psicologia (CRP) de Mato Grosso.

Na UFMT, a docente, além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, ocupou cargos na gestão como chefe da divisão de Produção e Informação Científica, gerente de capacitação de docentes, coordenadora geral de pesquisa e pós-graduação, presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e coordenadora do PPGE.

Sua produção acadêmica está registrada em anais de congressos, textos apresentados em congresso, artigos em periódicos especializados e capítulos de livro. Além disso, produziu nove DVDs do tipo material didático ou instrucional para os Kamaiurá do Alto Xingu, foi autora de  11 livros no Brasil e um na França, além de organizadora da Coleção Educação e Psicologia, parceria da Editora da UFMT e Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat).

Em 2007, a docente recebeu, por meio do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), moção de louvor pelas relevantes atividades acadêmicas e administrativas. No ano seguinte, foi laureada como professora Emérita da UFMT.