UFMT fabrica réplicas de obras para o Museu de Arte Sacra

Ação visa possibilitar experiência sensorial para deficientes visuais

Por Gabriel Barros

Imagem Divulgação

Fonte Portal UFMT

Em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso busca financiamento coletivo para o desenvolvimento de réplicas em impressoras 3D das principais obras do acervo para acessibilidade de deficientes visuais e crianças. A fabricação das peças será realizada pelo Laboratório de Arquitetura e Urbanismo (LAB.AU) da UFMT.

As réplicas pretendem demonstrar os detalhes de cada obra original, com o intuito de apresentar ao público, através do toque, os detalhes e características do entalhamento, relevo e posição da peça.

“As peças serão réplicas exatas das obras originais, porém reduzidas para um tamanho que seja razoável que as pessoas manipulem e compreendam do que se trata. O tamanho será determinado pela condição de manuseio de cada obra”, explica o coordenador do LAB.AU, professor Maurício Oliveira.

A campanha será encerrada no dia 25 de fevereiro, às 23h59, e tem a meta de arrecadar R$ 126 mil, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). O Museu foi um dos selecionados do programa Matchfunding BNDES+, o que significa que para cada R$ 1,00 doado, o BNDES irá investir R$ 2,00 no projeto. Caso a meta mínima não seja alcançada, o valor é devolvido aos colaboradores.

“O foco do LAB.AU sempre foi fazer caráter social. Este é o terceiro projeto que participamos envolvendo questões de deficiência visual, e para nós é maravilhoso colaborar. Em nosso primeiro trabalho, que foi para o Museu de Imagem e Som de Cuiabá, conversamos com pessoas do Instituto dos Cegos de Mato Grosso e outras pessoas. A cidade não apresenta uma variabilidade de coisas para o lazer desta parcela da população, então para nós é especial fazer isso, pois estamos criando condições de transpor essas barreiras e auxiliar numa melhora na qualidade de vida de muitas pessoas, e isso não tem preço”, destaca o docente.

Os colaboradores receberão recompensas de acordo com o valor doado, com itens que incluem camisetas, gravuras e livros. Para participar, os interessados devem acessar o site da campanha.