UFABC é coorganizadora de evento global que comemora os 70 anos do Estatuto dos Refugiados da ONU

Neste janeiro, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra os 70 anos da Convenção de Genebra de 1951, que ratificou o estatuto global dos refugiados. O acordo assegura que qualquer pessoa, em caso de necessidade, possa exercer o direito de procurar e receber refúgio em outro país.

Para comemorar a data, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), juntamente com a Rede Global Acadêmica Interdisciplinar (GAIN), organizou uma agenda de atividades on-line que acontece nos dias 18, 19, 21 e 27 de janeiro. O webinário global tratará sobre a situação de refugiados em todas as regiões do mundo e a UFABC, por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e a única universidade latino-americana coorganizadora.

Sob coordenação do professor Gilberto M. A. Rodrigues, a Universidade se responsabiliza pela realização do painel que tratará sobre a realidade da América Latina. Sobre o envolvimento da UFABC na organização do evento, Rodrigues afirma que “a Universidade contribui para a implementação e o avanço do Pacto Global para os Refugiados no difícil contexto da pandemia de Covid-19.”

Fonte Portal UFABC