DOE SANGUE      SALVE VIDAS      
  • Sintonia

UERGS promove 2º encontro do Ciclo de Palestras que debate o desenvolvimento de cidades sustentáveis

A iniciativa é promovida pelo grupo de pesquisa "Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento", da Uergs em Porto Alegre

Fonte Portal UERGS


Foto: Maria Ana Krack

Em continuidade ao Ciclo de Debates “Tragédias Urbanas e Cidades Sustentáveis”, no dia 11 de setembro ocorrerá a segunda palestra da edição deste ano, que abordará a importância de políticas públicas para cidades sustentáveis. Este encontro contará com a participação do professor da UFRGS Paulo Brack e da doutoranda pela UFRGS e pela Université Claude Bernard Lyon 1, na França, Rita Nugem. A atividade, que está marcada para as 18h30, será transmitida através do Facebook, na página grupo. Os interessados em receber o certificado de participação devem preencher o formulário de inscrição.


O Ciclo de Debates é promovido pelo Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento, da Uergs. De acordo com os organizadores desta ação, as crescentes demandas das áreas urbanas têm afetado os recursos naturais, o que resulta numa taxa de utilização de riqueza natural superior à taxa de recuperação dos ecossistemas existentes nas cidades. Com base nisso, a segunda palestra do ciclo debaterá como os municípios devem incorporar políticas ambientais que mantenham o equilíbrio do meio ambiente e que  possibilitem um desenvolvimento do espaço urbano com menores danos à natureza. A mediação será feita pela professora da Uergs Patrícia Binkowski, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente em Sustentabilidade.


A terceira edição do evento “Tragédias Urbanas e Cidades Sustentáveis” tem como foco a promoção de debates que reflitam sobre o desenvolvimento das cidades. Por meio de palestras e submissão de trabalhos, a proposta é pensar sobre como as cidades têm lidado com as questões ambientais e a implementação de possíveis políticas públicas sustentáveis.O evento é baseados nas obras “Tragédia dos Comuns”, de Garrett Hardin e o “Governo dos Comuns”, de Elinor Östrom, e debate os desdobramentos dos pensamentos dos autores e seus reflexos nos campos do desenvolvimento urbano. 


No primeiro encontro, realizado no dia 19 de junho, os convidados também falaram sobre a necessidade de abordagens mais sustentáveis para pensar o desenvolvimento das cidades. É possível assistir a gravação na página do grupo. O ciclo contará ainda com uma terceira atividade, que está marcada para o dia 6 de novembro, onde serão apresentados trabalhos relacionados às discussões do evento.