• Sintonia

Uepa oferta testes rápidos de Covid-19 à comunidade acadêmica


Teste rápido pode ser feito no CCBS ou na Escola de Enfermagem

Por Daniel Leite Junior e Nailana Thiely (Ascom Uepa)

Fotos Nailana Thiely (Ascom Uepa)

Fonte Portal Uepa


Alunos e servidores efetivos, temporários ou terceirizados da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que apresentam sintomas ou suspeita de infecção por Covid-19, podem realizar testes rápidos no Ambulatório da Escola de Enfermagem, o Campus IV da Universidade, das 9h às 15h. O campus fica localizado na avenida José Bonifácio, 1289, no bairro do Guamá. Não é necessário agendamento prévio do atendimento.

Entre os sintomas listados pela equipe de enfermagem estão: tosse, dor de garganta, febre, desconforto ao respirar, cansaço, perda de paladar e olfato, alterações intestinais ou gástricas. “Recomenda-se que o teste seja feito a partir do sétimo dia de sintomas ou suspeita. O resultado sai em 15 minutos”, afirma a enfermeira Fernanda Araújo Trindade, que divide a coordenação do Ambulatório com a enfermeira Monalisa Damasceno.

A iniciativa é da Reitoria da Uepa, que solicitou que o serviço fosse expandido a toda a comunidade acadêmica da Universidade. Em outubro de 2020 foram feitos testes em alunos e funcionários do Campus IV. Após esta etapa, o atendimento foi aberto para outros servidores, dos demais campi. Foram aplicados cerca de 200 testes rápidos desde outubro. Pelo conhecimento que se tem sobre a Covid-19, não é possível utilizar o teste rápido isoladamente como diagnóstico, sendo recomendada a confirmação por ensaio molecular (RT-PCR), caso os sintomas ou suspeita de infecção estiverem nos estágios iniciais, entre o terceiro e o décimo dia.

Além de duas enfermeiras responsáveis, a equipe também é composta por dois alunos bolsistas. Interessados podem entrar em contato e tirar dúvidas através do telefone (91) 99349-9617.


Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)


Já no Campus II da Universidade, no bairro do Marco, em Belém, a comunidade acadêmica tem acesso aos testes rápidos de sorologia IgM/IgG e exames de RT-PCR para identificação de contaminação pelo vírus da Covid-19.


Segundo a diretora do CCBS, Vera Palácios, as testagens em toda comunidade acadêmica da Uepa fazem parte de uma ação da Gestão Superior em favor da saúde e bem estar dos discentes, docentes e técnicos. “A Uepa, desde que começou a pandemia, tem atuado em favor de sua comunidade acadêmica e isso é de grande valor para a afirmação do nosso papel junto à sociedade e, principalmente, junto as pessoas que formam a Universidade e a mantém em pleno funcionamento, portanto, é importante que todos possam realizar os testes rápidos e o exame RT-PCR caso necessário”, afirmou.

Para realização do exame de pesquisa molecular de antígeno SARS-CoV2 (métodos RT-PCR) é necessário seguir o seguinte protocolo: estar no quarto ou quinto dia de sintomas e possuir requisição especial assinada por um médico. Este documento pode ser solicitado no Gabinete do CCBS ou na Coordenação do Centro Saúde Escola-Posto do Marco. O horário para fazer o exame é somente às 15h de segunda a sexta-feira no Laboratório de Microbiologia Aplicada do CCBS.

O teste rápido IgM/IgG também é realizado no Laboratório de Microbiologia, de segunda a sexta-feira. Porém para ter acesso é necessário que o discente, docente ou técnico solicite à coordenação do centro ou campus em que está lotado para ser incluído na lista de pedidos, organizada pelo Gabinete do CCBS. Este, posteriormente, convocará os solicitantes com data e horário marcado para realização do teste .

0 visualização0 comentário