DOE SANGUE      SALVE VIDAS

Udesc | Prêmio de fotografia busca retratar cotidiano dos estudantes durante pandemia

De 1º a 11 de setembro, estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) poderão se inscrever no Prêmio Acadêmico de Fotografia Udesc 2020, que distribuirá um prêmio total de R$ 3 mil. Acesse o site do prêmio e o edital.

Fonte Assessoria de Comunicação da Udesc

Com o tema “Isolamento social, pandemia e sociedade”, o prêmio tem o objetivo de registrar, por meio de imagens fotográficas, o cotidiano dos acadêmicos no período da pandemia de Covid-19.

O concurso é voltado exclusivamente a estudantes de graduação e de pós-graduação da Udesc, regularmente matriculados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail ccult.reitoria@udesc.br, conforme as exigências descritas no edital.

É permitida uma inscrição por aluno e a fotografia deve ser enviada em versão digital, no formato JPEG, com resolução mínima de 2.560 por 1.920 pixels.

O arquivo deve ser nomeado com o título da imagem e o número de matrícula do acadêmico e seu tamanho não deve exceder 5 Megabytes.

Prêmios

Serão premiadas oito fotos, nas seguintes colocações: R$ 1,2 mil para o primeiro colocado; R$ 800 para o segundo; R$ 500 para o terceiro; e R$ 100 para cada uma de cinco menções honrosas. As obras também incrementarão o acervo da instituição.

As imagens inscritas serão selecionadas em sucessivas etapas pela Comissão Organizadora; pelo Júri Popular, por meio da votação online das fotos publicadas no perfil da Coordenadoria de Cultura da Udesc (Ccult) no Facebook; e por um Júri Técnico, que definirá os premiados dentre as 25 produções fotográficas mais votadas na etapa anterior.

O resultado final será divulgado em 30 de setembro. Confira abaixo o cronograma.

O prêmio é uma iniciativa da Ccult, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

Como afirma a organização do concurso, "o isolamento social é uma realidade na sociedade catarinense. Todos os dias escutamos, nos meios de comunicação e mídias em geral, 'fique em casa'. Estudantes estão, paulatinamente, mudando hábitos, costumes e atitudes, tendo oportunidade de desenvolver outras habilidades. A aproximação às tecnologias fez com que os fragmentos de emoções e sentimentos pudessem, de certo modo, ser retratados num corte temporal. Por conta disso, a fotografia cumpre um papel fundamental na conjuntura atual, uma vez que gera diversos códigos de comunicação, mesmo que fragmentados, neste momento de pandemia".

• Recebimento das inscrições: 1º até 11 de setembro

• Análise documental: 14 e 15 de setembro

• Divulgação no Facebook das fotografias pré-selecionadas pela Comissão Organizadora: 16 de setembro

• Júri Popular: 16 até 23 de setembro

• Júri Técnico: 24 até 25 de setembro

• Divulgação do Resultado Final: 30 de setembro

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ccult.reitoria@udesc.br.