Udesc Faed inaugura espaço inovador de ensino e conclui obras de reforma do prédio

O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), inaugurou na segunda-feira, 1, o Espaço Inovador de Ensino (Espine), localizado no segundo andar do prédio do centro, no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Fonte Assessoria de Comunicação da Udesc Faed

Fonte Portal Udesc

A inauguração foi feita pela diretora geral da Udesc Faed, professora Julice Dias (Foto: Carol Hommerding/Ascom Udesc Faed)

A inauguração foi feita pela diretora geral, professora Julice Dias, e concretiza a realização de um dos projetos previstos no Planejamento Estratégico de Gestão 2017-2021 da Udesc Faed.

A iniciativa para a criação de um ambiente inovador de aprendizagem na Udesc Faed teve origem em 2017, quando a equipe diretiva realizou visitas em espaços de referência a exemplo da Universidade Regional de Blumenau (Furb), e promoveu cursos de formação para o corpo docente.

O local está equipado com home theater, tela interativa, web cam, microfones de lapela, fones de ouvido, tablets, microcomputadores, notebooks, projetores multimídia, impressoras 3D e multifuncional, armários e smart TV.

O ambiente será utilizado de forma compartilhada junto com o Laboratório de Tecnologias Aplicadas à Gestão do Conhecimento e da Informação (LabTecGCI), vinculado ao departamento de Biblioteconomia e Gestão da Informação.

“O espaço oportunizará acesso a diferentes tecnologias educacionais e estará à disposição de professores e estudantes do centro assim que as atividades presenciais estiverem normalizadas”, ressaltou a diretora.

Obras de reforma concluídas

A Udesc Faed concluiu no final de 2020 as obras de reforma do prédio e readequação do layout dos espaços físicos, iniciadas em 2019.

As obras contemplaram diversas melhorias na infraestrutura do centro com a construção de cisternas, reforma nas caixas d’água, instalação de banheiros adaptados em todos os andares, readequação da rede lógica e cabeamento do prédio, e implantação do plano de prevenção e proteção contra incêndios (PPCI).

Após os ajustes no layout foram criadas novas salas e ambientes: espaço de convivência estudantil no térreo; ampliação e adequações na sala do Diretório e Centros Acadêmicos; recepção e balcão para retirada de chaves; sala para a Comissão de Monitoramento da Covid-19; novas salas para o almoxarifado; patrimônio; brinquedoteca; secretaria e departamentos; setor de estágios; secretarias e programas de pós-graduação; sala de atos; laboratório de informática; sala de estudos; sala de aula informatizada; locais para atendimento do Núcleo de Apoio Pedagógico Estudantil (Nuape); novo refeitório para servidores; e nova copa para os trabalhadores terceirizados; além de ajustes em laboratórios e setores já instalados.

“Com a finalização das obras de reforma enfim os setores e salas da Udesc Faed funcionarão em ambientes mais adequados as suas finalidades, garantindo a infraestrutura necessária para o bom funcionamento das atividades administrativas, de ensino, pesquisa, extensão e espaços de convivência para a comunidade acadêmica”, destaca a diretora geral, professora Julice Dias.