DOE SANGUE      SALVE VIDAS

UA | “Limites Invisíveis: Educação em Ambiente Natureza” em “Educação à Escuta"

O projeto “Limites Invisíveis: Educação em Ambiente Natureza” que complementa a oferta dos Jardins-de-infância, através dos “Programas Casa da Mata”, no Choupal em Coimbra, é o tema de “Educação à Escuta”, rubrica da Rádio Terra Nova, em parceria com o Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), da Universidade de Aveiro.

Por Raquel Ramos*

Fonte Portal Universidade de Aveiro

Foto Divulgação

No sentido de enriquecer e aproximar estes ambientes de aprendizagem - natureza e Jardins de Infância participantes, nasce a pertinência deste estudo, que propõe uma abordagem inovadora, sustentável e inclusiva, através da conceção, implementação e avaliação de um Programa de Formação Colaborativa, em modelo blended direcionado para os educadores de infância dos limites invisíveis e dos jardins de infância.

Com sessões presenciais e à distância, através de uma plataforma digital desenhada para este estudo, pretende-se criar um espaço de partilha, discussão, reflexão e de formação.

Aspiramos com este estudo compreender os contributos do referido programa, quer na reorientação das conceções e práticas das educadoras no que respeita a articulação das práticas no exterior e interior, quer nos níveis de bem-estar e implicação das crianças em ambos os contextos. E assim contribuir para a qualidade e inovação das ofertas educativas e formativas em Portugal.

Para saber mais sobre o meu Projeto de Doutoramento:

*Raquel Ramos

Educadora de Infância e investigadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)

Email: Raquel Ramos rvramos@ua.pt