• Sintonia

Projeto busca voluntários para apoiar vacinação contra a covid-19 | UFRN

Se você é profissional ou estudante das áreas de saúde ou simplesmente gostaria de ajudar voluntariamente a agilizar a vacinação contra a covid-19, o projeto Vacina é Vida precisa de você. A iniciativa coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) está formando grupos de voluntários para apoiar municípios na luta contra a pandemia.


Por José de Paiva Rebouças de Agecom/UFRN

Fonte Portal UFRN

Imagem ilustrativa – Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Estão sendo cadastrados voluntários dos municípios de Parnamirim, Currais Novos e Caicó. O projeto levantou as dificuldades e demandas desses municípios e já abriu as inscrições, por meio de formulário do Google Docs, para coordenadores adjuntos, alunos e voluntários interessados em desenvolver ações de extensão voltadas para as atividades inerentes à logística, distribuição e aplicação de doses nesses municípios. Como se trata de projeto de extensão vinculado à UFRN, todos os participantes receberão certificados com horas que são importantes para sua conclusão de curso.


Os voluntários serão divididos em dois grupos. As pessoas sem formação na área da saúde irão atuar nas atividades burocráticas (preenchimento de cadastros, anotações na carteira de vacinação, organização de filas, etc.). Os voluntários da área da saúde poderão atuar na vacinação direta da população, caso seja necessário no município. Todos eles serão treinados pelo pessoal do projeto de acordo com as necessidades.


Para atuar como preceptor vacinador, é necessário ter nível superior em Enfermagem ou Medicina, com Conselho de Classe Ativo (COREN ou CRM do Rio Grande do Norte). Os vacinadores podem ser profissionais com registro ou acadêmicos de Enfermagem e Medicina que possuam habilidades técnicas para realização da vacina. Também podem vacinar estudantes de nível médio técnico de Enfermagem que possuam habilidades técnicas recomendadas. Para participar como vacinador no projeto Vacina é Vida, é necessária a realização do curso gratuito Covid-19: capacitação para vacinadores.


De acordo com a coordenação, caberá aos municípios indicar um responsável pela recepção e orientação dos voluntários, além de fornecer aos voluntários os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, além de vacinação contra a covid-19, haja vista que eles irão trabalhar na linha de frente do combate à pandemia e precisam estar protegidos.


Estimando recebimento de maior número de doses das vacinas contra a covid-19 nos municípios, o Vacina é Vida busca apoiar as Prefeituras a ampliar ou não deixar diminuir o ritmo da vacinação por falta de pessoal. Esta é mais uma ação das Instituições de Ensino Superior (IES) no apoio ao estado e municípios na luta para vencer a pandemia e devolver a normalidade à sociedade potiguar.


Interessados em apoiar a causa podem se inscrever por meio deste formulário. Para atendimento à imprensa ou outras dúvidas, entrar em contato com os professores Ângela Paiva (84-99193-6061), Edvaldo Vasconcelos (84-991936436) e Beatriz Presgrave (84 8882-5741), da UFRN; Denise Cristina Momo (84-99867-3837), do IFRN; ou Erica Louise de Souza Fernandes Bezerra (84-98113-3464), da UERN.

0 visualização0 comentário