• Sintonia

Posse da Gestão 2021-2025 tem defesa da Educação, da Ciência e do SUS | UFSCar

Em Sessão Solene do Conselho Universitário (ConsUni), foi realizada nesta sexta-feira (5/2), remotamente, a cerimônia de posse de Ana Beatriz de Oliveira como Reitora da UFSCar, junto com a Vice-Reitora, Maria de Jesus Dutra dos Reis, e com pró-reitores e pró-reitoras e Diretor e Diretora dos Campi Lagoa do Sino e Sorocaba.


Por Mariana Pezzo

Fonte Portal UFSCar



A solenidade marca simbolicamente o início da Gestão 2021-2025. Na abertura da cerimônia, a Reitora relembrou o desrespeito à autonomia universitária pela não nomeação do Reitor eleito, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, registrando seu lamento e sua indignação pelo fato da UFSCar não tê-lo hoje à frente de sua administração.

Reitora assina termo de posse em seu gabinete durante a cerimônia (Foto: Renata Biasioli)


"Terei o importante papel de implementar o projeto amplamente debatido e eleito pela grande maioria da comunidade acadêmica da UFSCar, bem como o de representar a UFSCar, e farei isso com muita responsabilidade e dedicação. A gestão que se inicia tem o compromisso com a comunidade de se consolidar em uma gestão que cuide das pessoas, de exercer o acolhimento nas diferentes instâncias e com todas as pessoas que participam direta e indiretamente do dia a dia da Universidade, de prezar sempre pelo diálogo, reconhecendo a autonomia de seus gestores para, junto de cada equipe, conduzir o trabalho de Administração Superior da Universidade", disse a Reitora em seu pronunciamento.


A transmissão simbólica do cargo para Oliveira foi feita por Roberto Ferrari Junior, Reitor em exercício da UFSCar no período entre 4 e 19 de janeiro de 2021. Em seus primeiros atos como Reitora, Oliveira assinou, na cerimônia, a Portaria GR 4830/2021, nomeando o Conselho do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE), de forma que seja devidamente implementado, uma vez que é considerado pela gestão um importante pilar na construção de uma UFSCar projetada para o futuro.


A Reitora assinou também a Resolução que oficializa o plano de enfrentamento à pandemia "Vencendo a Covid-19", nomeia os integrantes do Comitê Gestor da Pandemia e indica a criação do Núcleo Executivo de Vigilância em Saúde.


Em respeito às vítimas da Covid-19, foi realizado um minuto de silêncio no começo da cerimônia e, para ressaltar o importante trabalho e os inesgotáveis esforços do Sistema Único de Saúde (SUS), das instituições e profissionais de Saúde no enfrentamento da pandemia, foi feita homenagem a todos eles na pessoa de Bernardino Geraldo Alves Souto, docente do Departamento de Medicina da UFSCar, Presidente do extinto Comitê de Combate à Covid-19 na UFSCar e, agora, Coordenador Técnico no Comitê Gestor da Pandemia.


Outra homenagem foi feita ao Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), nas pessoas de Adilson de Oliveira e da jornalista Mariana Rodrigues Pezzo, coordenadores do Laboratório, pelo importante papel desempenhado na disseminação do conhecimento e divulgação científica como importantes ferramentas de formação das pessoas e valorização da Ciência.


A solenidade contou com a presença da equipe da nova gestão, do Reitor Eleito, dos integrantes do ConsUni e membros do Conselho de Curadores da UFSCar, de ex-reitores da Instituição, de reitores e representantes de diversas outras instituições de ensino e pesquisa e de outras autoridades locais e regionais, além de representantes de entidades da UFSCar, da comunidade universitária e outras pessoas convidadas.


A íntegra da sessão solene pode ser conferida no Facebook @reitoriaufscar e YouTube Reitoria UFSCar.

3 visualizações0 comentário