Pesquisadores da UNIR desenvolvem e publicam programa educativo inédito para elevar a autoestima de

Membros do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Relações Interpessoais e Saúde (LARIS) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicaram nesta semana o artigo “Treinamento de Habilidades Sociais na promoção da autoestima em adolescentes” na última edição da revista Research, Society and Development (ISSN 2525-3409), indexada em diferentes bases de dados nacionais e internacionais.

Fonte Portal UNIR

A pesquisa mostrou que um programa educativo e terapêutico foi capaz de elevar a autoestima de adolescentes. “A baixa autoestima em adolescentes é relativamente comum e está frequentemente associada a sofrimento psíquico e mesmo ideação suicida. Contudo, ainda é novidade para educadores e psicólogos ferramentas capazes de melhorar a autoestima para evitar esses problemas típicos. No artigo publicado, é apresentado o protocolo de intervenção para livre uso por pesquisadores, educadores e psicólogos”, explica o coordenador da pesquisa, Prof. Dr. Fabio Biasotto Feitosa.

Para isso, a psicóloga Alessandra da Silva Rodrigues, ao longo de seu mestrado em Psicologia pela UNIR, desenvolveu e realizou com o suporte de seu orientador, testes com um protocolo de intervenção fundamentado na promoção de habilidades sociais para melhorar a autoestima muito fragilizada de alguns adolescentes de uma escola particular em Porto Velho.

“A partir dos resultados positivos alcançados, foi possível identificar a importância e a viabilidade de adolescentes com baixos níveis de autoestima serem assistidos em programas psicoeducativos que treinem suas habilidades sociais, a fim de promover estratégias de enfrentamento para lidar com as adversidades da fase de transição para a vida adulta”, aponta Rodrigues.

O trabalho contou ainda com a colaboração de outros pesquisadores, como os Doutores Márcia Fortes Wagner (Faculdade Meridional, Passo Fundo (RS)), Reginaldo Pedroso (UNIR, Porto Velho), Tomás Daniel Menéndez Rodríguez (UNIR, Porto Velho) e a mestra Gabrielle Selleri Bezerra (UNIR, Porto Velho). O autores e autoras também registram seus agradecimentos a todos os participantes voluntários da pesquisa.

Para acessar a pesquisa, basta utilizar o link da revista Research, Society and Development.