Pesquisa da USP busca voluntários para conhecer hábitos alimentares dos brasileiros

Objetivo do estudo, que pretende contar com 200 mil voluntários, é prevenir doenças crônicas causadas pelos padrões de alimentação

Fonte Portal USP

Campanha tem embaixadores voluntários do estudo NutriNet Brasil, sobre padrão alimentar brasileiro – Foto: Reprodução / Nupens USP

Para contribuir com políticas públicas na área de alimentação e ajudar a promover a saúde da população brasileira, o estudo NutriNet Brasil busca voluntários para responder questões sobre hábitos alimentares. Para participar, basta ter mais de 18 anos, fazer o cadastro no site nutinetbrasil.fsp.usp.br e começar a preencher as perguntas disponibilizadas on-line pelos pesquisadores. As respostas são mantidas sob sigilo e utilizadas apenas no estudo.

O NutriNet Brasil é o maior estudo em alimentação e saúde do País e vai acompanhar 200 mil pessoas de todas as regiões para identificar características da alimentação brasileira que aumentam ou diminuem o risco de doenças crônicas muito frequentes entre nós, como obesidade, diabete, hipertensão, doenças do coração e câncer. Atualmente, a pesquisa já conta com mais de 80 mil cadastrados.

A cozinheira Paola Carosella participa da pesquisa NutriNet Brasil – Foto: Reprodução/Nupens USP

Para atingir a quantidade de participantes, os pesquisadores lançaram a campanha Eu participo do #NutriNetBrasil e você? com personalidades do mundo da nutrição e da televisão, os chamados embaixadores. Entre eles estão a chefe de cozinha Bel Coelho; a criadora do Favela Orgânica, Regina Tchelly; a criadora do site de receitas Panelinha, Rita Lobo; e a cozinheira e apresentadora Bela Gil; entre outros.

O estudo é promovido pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, com a coordenação do professor Carlos Augusto Monteiro. A pesquisa também conta com a participação de pesquisadores de outras unidades da USP (Medicina, Instituto do Coração – Incor) e de outras universidades e centros acadêmicos brasileiros (Unifesp, UFMG, UFRGS, UFPel), Fiocruz (Rio de Janeiro e Bahia) e Instituto Nacional do Câncer – Inca.

Acompanhe as informações sobre o estudo NutriNet Brasil pelo Facebook: www.facebook.com/NutriNetBrasil