Participe da UFG Solidária

Objetivo da UFG Solidária é prestar apoio aos indivíduos em situação de rua, imigrantes, refugiados, entre outros, durante a pandemia da Covid-19.

A CAMPANHA UFG SOLIDÁRIA ESTÁ DE VOLTA COMO APOIADORA DA CAMPANHA “VACINA, ARTE E SOLIDARIEDADE”

Fonte Portal UFG A campanha UFG Solidária está de volta devido à grave crise econômica e social que atinge os grupos em situação de vulnerabilidade no Estado de Goiás. Essa será a segunda etapa da campanha e será uma das frentes de ação da Campanha intitulada "Vacina, Arte e Solidariedade" sob realização da Câmara Municipal de Goiânia, Frente Parlamentar Vacina para todos e combate à Covid-19, Universidade Federal de Goiás -UFG, Fundação RTVE Rádio e Televisão Brasileira de Cultura e Fecomércio GO Sesc/Senac, além de diversos Apoiadores. Esta frente solidária desenvolverá inúmeras atividades visando apoio à vacinação, cultura e auxílio social por meio da doação de alimentos e itens de higiene e limpeza. Cada grupo que integra esta frente solidária possuirá uma determinada ação sob responsabilidade de seus executores.

O QUE É A AÇÃO UFG SOLIDÁRIA?

É uma ação de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), que visa colaborar com o enfrentamento da pandemia provocada pela Covid-19, com objetivo de prestar apoio aos indivíduos em situação de rua, imigrantes, refugiados, entre outros.

QUAL A MOTIVAÇÃO DA AÇÃO UFG SOLIDÁRIA?

Historicamente comprometida com a sociedade, a UFG desenvolve diversas ações de extensão voltadas às populações em situação de vulnerabilidade social. Essas populações são as mais afetadas pela grave crise sanitária e econômica que acompanha a pandemia da Covid-19. O enfrentamento ao vírus requer, como medida prioritária, o isolamento social.

QUAL O OBJETIVO DA AÇÃO UFG SOLIDÁRIA?

O objetivo da UFG Solidária é arrecadar doações, em dinheiro, para a compra de produtos que atendam às necessidades básicas diárias de pessoas em situação de vulnerabilidade social, conforme demanda definida por seus representantes/lideranças.

PARA QUEM SERÃO DESTINADAS AS DOAÇÕES?

As doações serão destinadas às populações em situações de vulnerablidade social em Goiás, identificadas a partir de projetos de extensão da UFG, mas não necessariamente limitadas a tais projetos, incluindo imigrantes/refugiados, pessoas em situação de rua, catadores de materiais recicláveis, população LGBTI, quilombolas, trabalhadores rurais e urbanos de baixa renda, dentre outros. As doações serão entregues diretamente aos representantes e lideranças destas populações, referenciados pelos coordenadores dos projetos. A comissão gestora informa que não há cadastro único para ação.

O QUE DOAR?

As doações ocorrerão em dinheiro e poderão ser feitas via PIX e por Transferência Bancária ou como Depósito nas agências bancárias (dinheiro ou cheque), de maneira a garantir a segurança de todos os cidadãos durante esse período de isolamento social.

COMO DOAR? CLIQUE AQUI

COMO SERÁ A GESTÃO DA AÇÃO?

A gestão do recurso gerado por esta campanha será efetuada pela Comissão gestora da Ação UFG Solidária e pela Fundação RTVE/UFG. A prestação de contas de todas as etapas da campanha será realizada no portal da transparência e no site da campanha, sob a responsabilidade da comissão executora e com o apoio da Fundação RTVE/UFG. Os valores arrecadados e os comprovantes das compras realizadas serão disponibilizados periodicamente no site www.ufg.br/ufgsolidaria. Os fornecedores dos produtos farão a entrega das doações diretamente aos representantes/lideranças. As entregas serão acompanhadas por um membro da Comissão gestora da Ação UFG Solidária, que documentará a ocasião. Os representantes/líderes dos grupos, favorecidos pelas doações, assinarão um recibo com a relação das doações. As cópias digitais destes recibos serão disponibilizadas no site da campanha.

Serão atendidos projetos de extensão da UFG e projetos sociais conduzidos por Organizações da Sociedade Civil ou entidades filantrópicas. Dezoito projetos de extensão da UFG e 12 projetos sociais, certificados por membros da comunidade UFG, seja por trabalhos em conjunto ou parcerias. Grupos a serem atendidos: refugiados, indivíduos em situação de rua, pessoas de baixa renda/desempregados, quilombolas, donas de casa de baixa renda, crianças, adolescentes, idosos, comunidade LGBT, catadores de material reciclável e famílias de pessoas com Síndrome de Down. Importante destacarmos que o número de grupos atendidos e a quantidade de produtos doados dependem, estritamente, do valor arrecadado pela campanha. A seguir, apresentamos os itens que comporão a Cesta básica:

Açúcar cristal, Arroz Agulhinha Tipo 1, Biscoito Cream Cracker, Café Torrado e Moído, Farinha de Mandioca, Feijão Carioca Tipo 1, Fubá de Milho, Macarrão c/ Ovos Espaguete, Óleo de Soja, Extrato de tomate sache, Sardinha em Óleo, Sal e Goiabada.