DOE SANGUE      SALVE VIDAS

UERGS | Núcleo de Estudos em Agroecologia promove curso sobre manejo de sementes crioulas

Atualizado: Ago 22

Fonte Portal UERGS

Estão abertas as inscrições para o curso Multidisciplinar de Agroecologia, com foco no manejo de sementes crioulas, promovido pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) da Uergs. Com cinco módulos, o curso ocorrerá de setembro a novembro, em formato de ensino a distância, pela plataforma Moodle. As vagas são limitadas e o prazo para inscrições encerra dia 4 de setembro.

Manejo de sementes crioulas é tema do curso promovido pelo NEA. Foto: divulgação

O objetivo da ação é reunir docentes, discentes, agricultores e a comunidade em geral para  a troca de saberes sobre o manejo de sementes crioulas. Com início em 14 de setembro, cada módulo abordará uma aspecto do sistema agroecológico de cultivo, tratando de temas como agroecologia na Universidade, pesquisas ligadas à Área, cultivo de semestes crioulas e vida do solo. Também serão apresentados relatos de experiências de quem já trabalhou com agroecologia e soberania alimentar.

Para finalizar as atividades, no último encontro, marcado para 14 de novembro, será realizada uma live com a participação da professora da Uergs em Santa Cruz do Sul Fernanda Ludwig e com a representante do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) Melissa Lenz. A mediação ficará a cargo de um dos participantes do NEA.

O curso é uma realização do NEA com fomento do CNPq e o apoio do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), da Emater e da Embrapa Clima Temperado.

Mais informações poderão ser obtidas por meio do e-mail neaeventosuergs@gmail.com

Para se inscrever acesse este link.

Programação:

14 de setembro de 2020

Princípios da Agroecologia

• Agroecologia na Universidade

• Agroecologia nas Escolas Família Agrícola (EFAs)

• Agroecologia e a pesquisa

• Agroecologia e a multidisciplinariedade

Módulo 2:

21 de setembro de 2020

Sementes Crioulas e autonomia camponesa: experiências com sementes crioulas

• O que são Sementes Crioulas?

• Como as Sementes Crioulas se transformam em renda para os agricultores

Módulo 3:

28 de setembro de 2020

Agroecologia e a Vida do Solo

• Em que consiste a Cromatografia de Pfeiffer

• Microrganismos Eficientes: como produzir e utilizar na agricultura

Módulo 4:

5 de outubro de 2020

Experiências Agroecológicas (relatos)

• Efasol – Escola Família Agrícola de Vale do Sol

• MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores

• Efasc – Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul

• Guardiões de Sementes Crioulas

• Campo Agroecológico – Gaia.

Módulo 5:

12 de outubro de 2020

Alimentos Agroecológicos e Soberania Alimentar

• Alimentos orgânicos e a alimentação

• SSAN – Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional.

LIVE – Costurando o Aprendizado

21 de outubro de 2020, às 19h.

Imunidade e alimentação em tempo de pandemia

• Melissa Lenz – Capa

• Fernanda Ludwig – Uergs