• Sintonia

Letras e Pedagogia promovem roda de conversa com tema Poesia e Literatura em Foco | UNITINS

Evento foi realizado nesta segunda-feira, 07, e contou com a participação dos escritores Tião Pinheiro e Leomar Alves de Souza

Por Ruy Bucar

Fonte Portal UNITINS

Imagem Divulgação

Os cursos de Letras e Pedagogia do Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizaram nesta segunda-feira, 07, uma roda de conversa com o tema “Poesia e Literatura em Foco”. O evento realizado virtualmente via Google Meet contou com a participação do jornalista e poeta Tião Pinheiro e do escritor e professor Leomar Alves de Souza, como debatedores. Prestigiaram o debate os coordenadores dos cursos de Letras e Pedagogia, Victor Fernandes Borges e Aquenubia Gonçalves Silva, respectivamente, além de professores e alunos dos dois cursos.


Após o debate instigante e participativo, o poeta Tião Pinheiro agradeceu a oportunidade de testemunhar o desenvolvimento de um trabalho que considerou animador. Testemunhar o trabalho de gente como a professora Rosana Quadros e do professor Leomar Alves de Sousa é algo animador, que nos dá esperança de dias melhores, foi um momento maravilhoso”, destacou Tião Pinheiro, ao agradecer o carinho do público leitor pelo seu trabalho literário.


O professor Leomar Alves de Sousa conta que participar da roda de conversa foi um momento muito rico de valorização e promoção da literatura. “Falar sobre o Projeto ‘Poetas na Escola’ e sobre meu livro de poesias ‘De Dizer a Vida’ foi uma forma de mostrar aos acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia que, por meio da poesia e da literatura, é possível levar nossos alunos a expressar seus sonhos e sentimentos acerca da vida”, relata.


Para a acadêmica Élica Oliveira de Jesus, do 1º período de Letras, a Roda de Conversa revelou a importância da leitura. Segundo ela, a poesia tem um valor profundo e que nunca é tarde para ser um bom leitor. “A poesia precisa ser sentida, o que não a torna cansativa, pois a leitura transmite emoção e calmaria”, garante.


De acordo com Antônia Kelly Gomes Araújo, acadêmica do 5º período do curso de Pedagogia, o momento com os convidados Tião Pinheiro e Leomar Alves de Sousa foi de grande valia para seu crescimento acadêmico e profissional na educação. “O momento foi gratificante pois pude ver o quanto a poesia e a literatura são encantadoras. Minha gratidão aos palestrantes por terem mostrado suas vivências e trajetórias como escritores, possibilitando o encontro com a cultura, a fantasia e a realidade”, ressalta.


A professora Rosana Quadros Santos explica que a iniciativa teve como objetivo proporcionar um momento de troca de experiências e práticas, que possibilitem aos acadêmicos novas aprendizagens no âmbito do ensino da poesia, além disso, motivá-los para o campo da leitura.


Os coordenadores dos cursos envolvidos aplaudiram a realização da roda de conversa, que segundo eles, contribuiu para a transformação por meio da leitura. “A imersão na poesia modifica olhares e transforma as percepções que muitas vezes só são enxergadas quando as palavras desbravam terrenos inóspitos”, defende Victor Fernandes, coordenador do curso de Letras, entusiasmado com o resultado do evento.

0 visualização0 comentário