• Sintonia

HUAP completa 70 anos de uma trajetória de realizações e reconhecimento público | UFF

Hospital é referência na assistência à saúde de média e alta complexidade na Região Metropolitana II

Por Unidade de Comunicação Social (UCS/HUAP)

Portal UFF


No próximo dia 15 de janeiro, o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) completa 70 anos de história. A trajetória do aniversariante da semana é de peso, afinal, são muitas realizações e um visível crescimento, que, ao longo das décadas, foi gerando o merecido reconhecimento público. Com quase dois mil profissionais em atuação, o hospital é, hoje, referência na assistência à saúde de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar da Região Metropolitana II, que abrange uma população estimada em dois milhões de pessoas.


O HUAP tem como tríplice missão: o ensino, com formação e educação de recursos humanos (residentes médicos de várias especialidades e residentes multiprofissionais); a pesquisa; e a assistência em saúde, sendo considerada a maior e mais complexa unidade da região, seguindo os princípios do SUS de hierarquização, regionalização e regulação do acesso às ações e assistência à saúde. Atualmente, conta com 1700 funcionários, dentre servidores públicos da Universidade Federal Fluminense (UFF), terceirizados e empregados públicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Além disso, são cerca de 250 residentes em atuação no hospital.

- O Hospital Universitário Antônio Pedro, da UFF, completa 70 anos à serviço da população, seja na saúde ou na educação. Uma unidade 100% SUS, de alta qualidade técnica e acolhedora, que sempre foi referência para Niterói e hoje também para toda a Região Metropolitana II. Celebramos nesta data uma missão desempenhada com sucesso, os milhares de atendimentos e vidas salvas, o trabalho realizado com amor e profissionalismo, a produção de conhecimento, ensino e pesquisa, e a formação de profissionais -, declara o Reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nobrega.

As palavras do reitor são reforçadas pelos números. Entre 2014 e 2019, foram realizadas cerca de: 870 mil consultas ambulatoriais, 190 mil tratamentos, 86 mil atendimentos de emergência, 35 mil internações e 25 mil cirurgias. Isso sem contar os mais de quatro milhões e meio de exames feitos (dentre laboratoriais, de coleta e de imagem). A fonte dos dados foi o MV 2000, Multimed e planilhas setoriais. De acordo com o Superintendente do HUAP, Tarcisio Rivello, o hospital está em fase de maturação:

- Estamos comemorando os 70 anos do Hospital Universitário Antônio Pedro. Acho que o HUAP, ao longo de todo esse tempo, prestou relevantes e honrosos serviços à comunidade. Podia prestar mais? Claro, sempre podemos prestar mais serviço de qualidade à população. Mas, tenho certeza que, ao longo dos anos, as pessoas irão olhar para o Hospital Antônio Pedro de uma maneira concreta no sentido da melhoria das vagas aqui. Espero que melhore ainda mais em um futuro próximo.

Aniversário atípico em meio à pandemia mundial

Por conta da pandemia de Covid-19, o momento é de reflexão. O último ano foi difícil, sendo necessário um grande esforço dos profissionais do hospital para enfrentamento à doença. Pensando na situação pela qual o mundo está passando, não será feito nenhum evento presencial de comemoração. No entanto, apesar de não ter uma festa propriamente dita, algumas ações estão sendo alinhadas para o decorrer de 2021, todas respeitando os protocolos de saúde. Para Antonio Claudio, neste momento único da história da humanidade, o aniversário representa muito mais do que apenas uma data.

- É uma oportunidade especial para a UFF agradecer e homenagear todos os profissionais da linha de frente e também os da retaguarda e de apoio atuantes no HUAP, por sua competência, dedicação e coragem. Também queremos homenagear aqueles que nos precederam e colaboraram para construir esta história de sucesso e nos abriram as portas para mais uma vez reafirmarmos nosso compromisso de luta e ampliação das ações e realizações do HUAP, pelo SUS e pela educação, ciência e tecnologia -, completa o reitor da UFF.

Para desenvolver as ações alusivas à data, um grupo de trabalho (GT) foi criado por profissionais de diferentes áreas do hospital universitário. Foi no grupo, por exemplo, que saiu a ideia de fazer entrevistas com funcionários e ex-funcionários que fazem parte dessa história, sendo estas exibidas ao longo de 2021. Segundo a Relações Públicas do hospital, Luciana de Moraes, diante do atual estado crítico da saúde mundial, o objetivo foi a criação de ações simples que marcassem os 70 anos para a instituição:

- O encontro de uma equipe profissional voluntária mostra a vontade real de se fazer algo em prol dessa efeméride tão especial, mas principalmente para reconhecimento das pessoas que fizeram parte desse caminho e que fazem até hoje. Um selo comemorativo foi desenvolvido pela Unidade de Comunicação Social e escolhido pela maioria dos membros do GT. Ele deverá estar presente nas comunicações internas e externas do hospital, como, por exemplo, em documentos oficiais. A criação de uma memória visual integra positivamente os públicos do hospital, contribuindo para a preservação do patrimônio imagético, o que é próprio dessa comunidade.

A cronologia do HUAP

O Hospital Universitário Antônio Pedro foi inaugurado no dia 15 de janeiro de 1951 e denominado Hospital Municipal Antônio Pedro. O nome é em homenagem ao clínico-geral Antônio Pedro Pimentel, um dos fundadores da Faculdade Fluminense de Medicina. Durante os primeiros anos de existência, o HUAP sobreviveu com verbas da Prefeitura de Niterói e também com aquelas obtidas por meio da cobrança de serviços médicos prestados. Em 1957, a Prefeitura proibiu a cobrança de serviços e, em oito meses, praticamente sem recursos, o hospital fechou suas portas.

Em dezembro de 1961, o HUAP foi reaberto em caráter de emergência, para atender as vítimas do incêndio do Gran Circus Americano, que vitimou 400 pessoas. Uma equipe composta por médicos da Prefeitura e estudantes da Faculdade de Medicina da UFF foi montada às pressas para viabilizar esse atendimento. Como Niterói necessitava de um estabelecimento hospitalar de grande porte, houve esforço no sentido de mantê-lo aberto. Entretanto, a insuficiência de fundos e a falta de equipamentos e de materiais de consumo fizeram com que o hospital fosse desativado.

Em 1964, depois de três anos de abandono e como resultado de uma longa mobilização dos estudantes de Medicina, o Hospital Municipal foi cedido à UFF tornando-se, assim, Hospital Universitário Antônio Pedro. Hoje, é considerado na hierarquia do SUS como hospital de nível terciário e quaternário, isto é, unidade de saúde de alta complexidade de atendimento. O HUAP atende a população da Região Metropolitana II, que engloba, além de Niterói, as cidades de Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá.

Desde abril de 2016, o hospital é filiado à Rede Ebserh, estatal vinculada ao MEC que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O Presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira parabeniza a todos que do HUAP fazem parte pelo cumprimento de seu papel social: educar e cuidar para transformar vidas.

- Esta é uma data de muita importância para o Hospital Universitário Antônio Pedro. O HUAP é uma relevante estrutura formadora de recursos humanos para a rede de saúde do Rio de Janeiro, em especial, e do país. Quero, ainda, destacar o papel do que há de mais importante na Ebserh e nesta unidade hospitalar: as pessoas. Não adiantam equipamentos de ponta e novas instalações se não tivermos gente capacitada e vocacionada para operá-los. Vocês fazem parte dessa história – finaliza o presidente da Ebserh.

1 visualização0 comentário
  • Sintonia Universitária
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Sintonia Universitária

Portal de Notícias | A Sintonia | Contato

Sintonia Universitária©℗®™ todos os direitos reservados 2021

Sintonia Universitária Logo.gif

Inspirando Atitudes

banner_usp_vida_interna.jpg