• Sintonia

Grupo de robótica do ITA participa da competição IronCup

ITAndroids competiu em categorias de futebol de robôs

Fonte ITA

Edição DCS/ITA

Fotos ITA


Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, a ITAndroids, grupo de robótica de alunos do ITA, participou da competição de robótica IronCup, totalmente online e com transmissão ao vivo, organizada pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). A equipe, vinculada ao Laboratório de Sistemas Computacionais Autônomos (LAB-SCA) da Divisão de Ciência da Computação, competiu nas duas categorias de futebol de robôs presentes no evento: Soccer 2D Simulation e Very Small Size Soccer (VSSS), obtendo, respectivamente, 5º e 3º lugares.


O Soccer 2D consiste em jogos, em um ambiente bidimensional simulado, no qual cada time possui onze agentes de inteligência artificial que “pensam” e tomam suas decisões separadamente, havendo simulação da necessidade e dificuldade de comunicação entre eles. O Very Small Size Soccer (VSSS) apresenta pequenos robôs de formato cúbico que competem em times de 3 contra 3. Dessa forma, somam-se aos desafios de computação questões de controle, eletrônica e mecânica. Com um evento totalmente online, as partidas foram disputadas com robôs simulados em ambiente virtual, aumentando o desafio técnico de programação e a necessidade de complexa aplicação de inteligência artificial para montar uma estratégia vitoriosa.


As competições de robótica buscam incentivar desenvolvimento e pesquisa nas diversas áreas da engenharia a fim de resolver os complexos desafios envolvidos nos projetos, com contribuições de mecânica, eletrônica, computação, inteligência artificial, controle e processamento de sinais. Muitas vezes, os desafios gerados ao ITAndroids levam a trabalhos acadêmicos, como iniciações científicas, trabalhos de graduação, mestrados e doutorados sobre problemas ou técnicas do contexto do futebol de robôs.


No último ano, devido à pandemia, surgiu o desafio de adaptar o desenvolvimento do time no sistema EAD (educação a distância) e se adequar às novas regras das competições. De acordo com o Marcelo Buga, aluno de 2º ano da graduação que atualmente lidera o time de VSSS da ITAndroids, “a equipe teve de se preparar para a situação atual, dedicando seus esforços ao bom desempenho do código em ambiente simulado. O grupo atuou, majoritariamente, no refinamento da estratégia e otimizou parâmetros de controle para diferentes situações. Graças ao esforço coletivo, conseguiram um bom resultado na Iron Cup, motivando os membros a continuarem aperfeiçoando nossos robôs para atingir resultados ainda melhores”.


Assim, a participação em projetos como esse proporciona aos alunos do ITA desafios técnicos para resolver e um aprendizado multidisciplinar e complementar ao ensino tradicional. As competições são um incentivo ao empenho das equipes e uma oportunidade de conhecer o que está sendo feito no campo da robótica em diversas universidades participantes. Este ano a equipe iteana participará de outras competições, dentre elas: a RoboCup, competição mundial, e a LARC, competição latino-americana de robótica.

0 visualização0 comentário