• Sintonia

Estudo da USP identifica as principais vozes da ciência no Twitter em 2020

Biólogo Átila Iamarino, jornalista Luiza Caires, biomédica Mellanie Fontes-Dutra e os médicos Otavio Ranzani e Marcio Bittencourt são os principais influenciadores brasileiros sobre Covid-19 na rede social; perfis da USP e Agência Fiocruz se destacam entre instituições


Por Redação Jornal USP

Fonte Portal USP




OScience Pulse e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) acabam de divulgar os resultados de estudo que analisou rede de interações no Twitter para indicar os principais influenciadores dentro da comunidade científica sobre a pandemia de covid-19, incluindo cientistas, instituições e comunicadores de ciência.


Em segundo lugar no grupo de influenciadores brasileiros está a jornalista Luiza Caires (@luizacaires3), editora de Ciências do Jornal da USP. Em primeiro lugar está o biólogo Atila Iamarino (@oatila), ex-pesquisador da USP, e entre a terceira e quinta posições estão o médico epidemiologista Otavio Ranzani (@otavio_ranzani), também pesquisador do Instituto Global de Saúde e da USP; a biomédica Mellanie Fontes-Dutra (@mellziland), pesquisadora na UFRGS; e o cardiologista e pesquisador da USP Marcio Bittencourt (@MBittencourtMD). Entre instituições, o perfil da USP (@usponline) ocupa primeiro lugar nas métricas de articulação e segundo em popularidade.


Para a análise, foi utilizada a base de dados do Science Pulse, ferramenta de “social listening” (monitoramento de redes sociais) focada na comunidade científica. Foram analisadas 213.469 publicações de 1.200 cientistas, especialistas e organizações científicas sobre a covid-19 feitas no Twitter entre os meses de junho e outubro de 2020. A análise das interações e mapeamento dos principais influenciadores foi feita pelo IBPAD, utilizando as métricas de autoridade, articulação e popularidade.

A rede de cientistas e especialistas: a ilustração representa as trocas interacionais sobre a covid-19 entre os 1.200 perfis mapeados, dentre menções, citações e retuítes. O tamanho dos nós (perfis) é proporcional à métrica de autoridade. As cores representam os agrupamentos detectados – Foto: IBPAD


Popularidade, articulação e autoridade


Os principais influenciadores foram selecionados levando em consideração fatores de autoridade, articulação na rede e de popularidade — esse último como critério de desempate. A métrica de autoridade demonstra quais são os perfis centrais na difusão de informações na rede e, por consequência, os mais respeitados e/ou com maior prestígio. A de articulação avalia quais perfis são a ponte entre diferentes grupos, com a maior capacidade de difundir suas mensagens. Já a popularidade reflete o possível alcance de determinado perfil na rede. Ou seja, diz respeito à quantidade de seguidores que um perfil possui.

O jornalista e coordenador do Science Pulse, Sérgio Spagnuolo, entende que o mapeamento das vozes mais influentes da comunidade científica serve para identificar fontes reconhecidas, de credibilidade, nas quais jornalistas e o público em geral podem se apoiar. “Quando há muita informação ― e, pior, desinformação ― nas redes sociais, é importante contarmos com cientistas, especialistas e comunicadores da ciência que possuem o reconhecimento de seus pares. É isso que o estudo nos mostra”, complementa.

Ele ressalta que o ranking não é uma versão absoluta sobre o cenário de comunicação científica nas redes sociais. “Por critérios metodológicos adotados, muitos cientistas, especialistas e organizações de renome não entraram no Top 5, o que não significa que nossa lista para por aí. Cientistas como Natalia Pasternak e Paulo Lotufo possuem bastante autoridade nas redes, ao passo que os professores Thomas Conti e Marcia Castro contam com boa articulação entre seus pares, e isso só mostra como a comunidade de influenciadores da ciência se desenvolveu muito no Brasil neste ano”, diz Spagnuolo.


Leia matéria completa em: https://jornal.usp.br/ciencias/estudo-identifica-as-principais-vozes-da-ciencia-no-twitter-em-2020/


2 visualizações0 comentário
  • Sintonia Universitária
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Sintonia Universitária

Portal de Notícias | A Sintonia | Contato

Sintonia Universitária©℗®™ todos os direitos reservados 2021

Sintonia Universitária Logo.gif

Inspirando Atitudes

banner_usp_vida_interna.jpg