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Estudo analisa relação entre trabalho e adaptação de mães de deficientes UFSCar

Uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO) da UFSCar está convidando voluntárias para estudo que pretende verificar e analisar a relação existente entre adaptação à deficiência e desempenho ocupacional de mães com filhos que tenham algum tipo de deficiência. A pesquisa é realizada pela mestranda Roberta Giampa Roiz, sob orientação de Mirela de Oliveira Figueiredo, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da Universidade.


Por Gisele Bicaletto

Fonte Portal UFSCar


De acordo com Roberta Roiz, o estudo vai "identificar possíveis necessidades e dificuldades que as mães possam estar enfrentando para aceitarem e se adaptarem à deficiência, assim como para concretizarem e desempenharem suas ocupações". A mestranda relata que, após a análise de dados levantados pela pesquisa - e caso for identificada alguma necessidade e/ou dificuldade, assim como algum prejuízo para desempenhar as suas ocupações - as participantes receberão orientações da pesquisadora, bem como encaminhamentos para os serviços de atendimento no município.

Interessadas: entrar em contato até 20/2 (Foto: Freepik)

O estudo vai utilizar a Escala Parental de Adaptação à Deficiência (Epad), que foi desenvolvida por Vitor Franco, psicólogo português e especialista em Intervenção Precoce, Psicopatologia do Desenvolvimento e Psicoterapia Psicodinâmica de Crianças, em virtude da necessidade de um instrumento que identifique em qual momento do seu processo de desenvolvimento e adaptação à deficiência se encontram os pais. "Tal instrumento está sendo aplicado pela primeira vez no Brasil para aferir a adaptação das mães à deficiência do filho e o consequente impacto em seu desempenho ocupacional", relata Roiz.


Para realizar a pesquisa, estão sendo convidadas mães de crianças com até 12 anos e com diagnóstico de alguma deficiência ou múltiplas deficiências, tais como física, visual, auditiva e/ou intelectual, ou com transtorno mental, ou ainda com transtornos invasivos do desenvolvimento. É preciso ter laudo diagnóstico que comprove a deficiência e/ou transtorno. As voluntárias participarão de entrevistas virtuais, com duração aproximada de uma hora, em que elas irão responder a três instrumentos voltados para identificar a adaptação e o desempenho ocupacional.


As interessadas em participar da pesquisa devem entrar em contato com a pesquisadora Roberta Roiz até o dia 20 de fevereiro pelo WhatsApp (16) 99306 -7765. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 33549720.6.0000.5504).

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