• Sintonia

Curso ensina habilidades interpessoais para um mundo em transformação | USP

Mundo 4.0 e Soft Skills com especialistas da USP será a distância para graduados em qualquer curso; inscrições podem ser realizadas até 28 de fevereiro

Por Vitória Pierri

Fonte Portal USP


Curso vai abordar competências e habilidades sociais – Foto: Freepik


Com o objetivo de preparar profissionais para um mercado de trabalho que exige capacidade técnica e também inteligência emocional, a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) e o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), ambos da USP, oferecem o curso de aperfeiçoamento Mundo 4.0 e Soft Skills.


O objetivo é desenvolver novas mentalidades necessárias ao mundo atual do trabalho, compreensão e adaptação das novas tecnologias e melhor comunicação. Na programação estão temas como propósito e gerenciamento de tempo, autoconhecimento, gerenciamento de relacionamentos e assertividade nas tomadas de decisões, além de competências e habilidades do futuro, gestão de projetos e de pessoas, empreendedorismo, economia circular e sustentabilidade, entre outros.


As aulas são a distância, com transmissões ao vivo por meio das plataformas Moodle USP Extensão e Google Meet, mas permanecerão gravadas para acesso dos alunos. O curso tem duração máxima de um ano e é pago, com 12 mensalidades de 399 reais; o único requisito é ter concluído a graduação em qualquer área. Serão 80 vagas e as inscrições, que custam 65 reais, podem ser feitas neste link, até o dia 28 de fevereiro (as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição). O início está marcado para o dia 1º de março e será às quintas-feiras, das 20 às 22 horas, e às terças-feiras a cada quatorze dias, das 20 às 21 horas.


O módulo de Soft Skills irá abordar os seguintes tópicos: Propósito e gerenciamento do tempo; Rodas da vida, rodas de competências e perfis comportamentais; Criatividade, pensamento crítico e introdução à inteligência emocional; Autoconhecimento, autogestão, autocontrole, crenças limitantes e autossabotagem; Empatia e relacionamento; Resiliência, antifragilidade e influenciadores digitais; Confiança organizacional, empatia assertiva, mindset de crescimento e life long learning; Gerenciamento de relacionamentos, comunicação assertiva e técnicas de negociação; Assertividade nas tomadas de decisões; Sucesso, fracasso e a condição humana nas organizações contemporâneas.


A módulo Mundo 4.0 terá os seguintes temas: Competências e habilidades do futuro; Design thinking; Gestão de projetos: abordagens ágil e híbrida; Gestão de pessoas (recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho; tendências globais segundo McKinsey e Delloite); Gestão de carreiras ; Inteligência artificial, big data, ciência de dados e aprendizado de máquina; Internet das coisas, simulações, realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista; Empreendedorismo; Economia circular e sustentabilidade.


Mundo 4.0 e Soft Skills

Duração: 1/03/2021 a 28/02/2022 Inscrições: até 28/02/2021 pelo Sistema USP Digital Informações pelo telefone (16) 98146-2620 – WhatsApp.

3 visualizações0 comentário