DOE SANGUE      SALVE VIDAS

UFCSPA | Comunidade externa pode participar de curso gratuito de primeiros socorros na UFCSPA

Atualizado: Ago 22

Fonte Portal UFCSPA

Estão abertas até 24 de agosto para a comunidade interna e externa as inscrições para o curso gratuito de primeiros socorros promovido pela Liga de Emergência e Trauma da UFCSPA. Realizada há quase duas décadas nas dependências da universidade, a edição deste ano será realizada pela primeira vez em formato virtual. A atividade abordará, entre outros temas, as técnicas corretas para enfrentar emergências do cotidiano como cortes, queimaduras e paradas cardiorrespiratórias.

Crédito: Liga de Emergência e Trauma

Aulas trazem informações importantes para leigos, acadêmicos e profissionais da área da saúde

Conforme explica o presidente da liga, o aluno de Medicina Henrique Herpich, a proposta do curso leva em conta a compreensão dos primeiros socorros pelo público leigo. “Embora também seja relevante para estudantes e profissionais da área da saúde, levamos em consideração na elaboração das aulas um discurso voltado para o público sem conhecimento prévio do assunto”, explica o estudante. Neste sentido, o acadêmico faz um chamado para a participação do público externo.

A importância dos primeiros socorros é evidenciada pela pesquisa científica. “Estima-se que em torno de 84% das paradas cardíacas ocorram fora do hospital, em domicílios ou vias públicas, e a chance de sobrevivência sem sequelas cai 10% a cada minuto sem intervenção”, exemplifica. Além da reanimação cardiopulmonar, outras técnicas serão repassadas durante o curso que podem garantir a manutenção da vida ou a diminuição de complicações futuras.

Além de incidentes do dia a dia, como o cuidado a vítimas de acidentes de trânsito e ferimentos domésticos, a edição de 2020 também trará para a discussão os primeiros socorros psicológicos e as situações que ficaram mais evidenciadas pelo contexto da pandemia de Covid-19. “São questões que aconteciam anteriormente, mas vêm ganhando destaque. Um exemplo são as intoxicações por produtos de limpeza e álcool gel que aumentaram 23% nos últimos meses, segundo dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica”, cita Herpich.

Com mais tempo em casa devido à suspensão das aulas escolares, outro fato que chama a atenção dos órgãos de saúde é o aumento de acidentes com as crianças, como queimaduras, afogamentos e cortes. “Não podemos esquecer que a conjuntura da pandemia também tem afetado diretamente a saúde mental da população. Assim, as estratégias de primeiros socorros neste campo também assumem papel de importância”, acrescenta. Além das intervenções, o curso aborda o reconhecimento das situações que exigem socorro especializado e a tomada de decisão mais eficiente nesses casos.

Mais informações sobre a programação das atividades e o procedimento de inscrição podem ser acessados no Sistema de Extensão da UFCSPA. Confira aqui.