Cônsul e vice-cônsul geral da França em Recife visitam a UFPI

Suprir dificuldades do ensino de francês com apoios pedagógicos em todo Piauí em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI). Esse foi o principal objetivo da visita do cônsul geral da França, do consulado de Recife-PE, Hugues Fantou, acompanhado do cônsul adjunto, Jéremie Faucon, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (10), no salão nobre da UFPI.

Por SCS/UFPI

Fotos Divulgação

Fonte Portal UFPI

Cônsul Hugues Fantou, a esquerda; Reitor, GIldásio Guedes, ao meio e o cônsul adjunto, Jéremie Faucon, a direita (Foto: divulgação)

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, e uma comitiva de professores formados pela Assessora Internacional da UFPI, Érica Fontes; pela Coordenadora do Curso de Letras Estrangeiras, Patrícia de Oliveira; pelo prof. de Francês da UFPI, Thiago Souza e pelo representante dos professores de francês do Piauí, Smael Maicon, apresentaram soluções e contribuição para o aperfeiçoamento e capacitação de profissionais que trabalham na área, como o envio de profissionais para França.

Reitor Gildásio e comitiva de professores da UFPI recebem cônsul da França (Foto: divulgação)

Gildasio Guedes destacou a importância da visita para UFPI e garantiu o comprometimento de um intercâmbio cultural com a França, já que, segundo ele, “a língua francesa é uma das mais procuradas no estado”. O reitor considerou ainda que parcerias como essas fortalecem o sistema de internacionalização da UFPI.

Gildásio Guedes reforça parceria com consulado Francês (Foto: divulgação)

Os professores Patrícia e Tiago, apresentaram as necessidades por parte da UFPI para o fortalecimento do uso da língua francesa para pesquisas já praticadas na universidade, principalmente em cursos como Arqueologia e Filosofia. Segundo os docentes, em Teresina, a segunda língua mais procurada por estudantes é a francesa, o que aponta para o reforço em estruturas para o suprimento dessa demanda.

Professores Patrícia e Tiago apresentam demandas da UFPI (Fotos: divulgação)