• Sintonia

Boletim Covid/Ufes: vacinação avança, mas percentual de imunizados ainda é baixo


No Boletim informativo Covid/Ufes nº 11, divulgado nesta quarta-feira, 9, o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) destaca a importância da imunização da população para o controle da pandemia de covid-19. Embora o Espírito Santo esteja avançando na vacinação, incluindo o grupo de trabalhadores da educação, o percentual de indivíduos vacinados ainda se encontra abaixo do desejável, com 12,62% da população tendo completado o ciclo de vacinação com a segunda dose, conforme apurados no Painel Covid do Governo do Estado em 8 de junho.


Fonte Portal Ufes

Imagem Fundação Oswaldo Cruz


O boletim apresenta a evolução do número de casos de covid no período de 26 de maio a 8 de junho de 2021 e reforça: “Os números registrados nos últimos 14 dias direcionam para uma tendência de estabilização do número de casos da covid-19, mas a manutenção de todas as medidas de precaução ainda é imprescindível para avançarmos para a possibilidade de queda e controle da doença”.


Diante desse cenário, uma das principais recomendações do COE é que as pessoas busquem a vacinação contra a covid-19, quando forem convocadas pelos serviços de saúde, de acordo com o Plano Nacional de Imunizações. Para aqueles que já tomaram a primeira dose, a orientação é que completem as duas doses no prazo estimado.

Veja as demais recomendações do COE-Ufes com base nos dados epidemiológicos da pandemia registrados no período:


- A permanência na fase 2 do Plano de Contingência da Ufes. O avanço para a fase 3 do Plano de Contingência depende de confirmação de estabilização e/ou queda dos indicadores que subsidiam a análise da situação epidemiológica da covid-19 no Espírito Santo;

- A manutenção das atividades administrativas e acadêmicas, prioritariamente, de forma remota, com exceção das previstas na legislação vigente, nas resoluções dos Conselhos Superiores da Ufes e nas portarias dos ministérios da Educação e da Economia;

- A vacinação contra a Influenza (gripe) aos servidores, quando atenderem a critérios determinados pelos programas Nacional e Estadual de Vacinação;

- O cuidado com a saúde mental e o apoio àqueles que estão em nosso convívio social;

- A manutenção de todas as medidas de precaução para evitar a disseminação do coronavírus: higiene das mãos, uso correto de máscaras e distanciamento social.


O Boletim Informativo Covid/Ufes é divulgado quinzenalmente e está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

0 visualização0 comentário