DOE SANGUE      SALVE VIDAS

ITA | Alunos do ITA são destaque em olimpíada internacional de matemática

Atualizado: Ago 22

Entre os dias 25 e 30 de julho, um total de 546 estudantes de cerca de 100 universidades do mundo inteiro disputaram a 27th  International Mathematics Competition for University Students (IMC), que tradicionalmente é realizada na Bulgária, mas neste ano ocorreu on-line.

Fonte Portal ITA

27th  International Mathematics Competition for University Students (IMC)

O desafio é solucionar, em duas sessões de quatro horas cada, problemas das áreas de álgebra, análise (real e complexa) e análise combinatória. Cada item deve ser precisamente formulado, incluindo a apresentação do resultado de forma detalhada.

Neste ano de 2020 participaram da IMC alunos das seguintes universidades brasileiras: ITA, IME, FGV-Rio, PUC-Rio, UFAL, UFMG, UFPE, UFRJ, UFRN, USP e Unicamp, num total de 52 estudantes brasileiros. A equipe do ITA, composta por dez alunos, teve nove premiados, conquistando quatro medalhas de ouro (first prize), quatro de prata (second prize) e uma de bronze (third prize).

Quanto à classificação por equipes, leva-se em conta a pontuação dos três melhores alunos e também a média de todos os alunos da equipe. Com esse critério, a equipe do ITA ficou na 14ª posição na classificação geral por universidades. Esse resultado colocou a equipe do ITA no primeiro lugar da América Latina.

A participação da equipe do ITA foi coordenada pelo Prof. Armando Gouveia, da Divisão de Ciência da Computação. O professor afirma que o ótimo resultado alcançado deveu-se ao preparo e competência dos alunos, viabilizado pelo patrocínio da gestora Giant Steps, que se dispôs a financiar os estudantes.

Na seguinte tabela estão os resultados dos alunos do ITA.

Site do evento internacional: http://www.imc-math.org.uk/(link is external)

Notícia no site da olimpíada brasileira: https://www.obm.org.br/2020/07/24/com-numerosa-adesao-universitaria-o-br...(link is external)